Pablo Picasso (1881 – 1973) é amplamente reconhecido como um dos fundadores do Cubismo, juntamente com Georges Braque (1882 – 1963). Este movimento artístico tinha o objetivo de desconstruir a imagem por meio de figuras geométricas, inspirando-se em fontes diversas, como as máscaras africanas e as obras do artista francês Paul Cézanne. O Cubismo, que surgiu em 1907, representou uma nova forma de visualizar a realidade, afastando-se do ilusionismo tradicional e aproximando-se de uma visão mais geométrica e fragmentada do mundo.
A primeira fase do Cubismo, conhecida como Cubismo Analítico, desenvolveu-se entre 1908 e 1912, caracterizando-se pela fragmentação do objeto em múltiplas facetas e a quase total ausência de cor, priorizando tons de cinza, marrom e verde. Esta fase é marcada por uma análise rigorosa das formas e volumes, onde os artistas desconstruíam os objetos e os representavam em diferentes perspetivas simultaneamente.
George Braque
Grande Nu
1907
Manuel Pereira da Silva
Nu
1989
Lápis sobre papel
21 cm x 29 cm
Manuel Pereira da Silva
Nu
1989
Lápis sobre papel
21 cm x 29 cm
Manuel Pereira da Silva é um artista que, embora não seja diretamente associado ao Cubismo, compartilha a habilidade de equilibrar a figuração com a abstração, frequentemente abordando a figura feminina em suas composições. Esse tratamento da figura feminina, que pode ser tanto explícito quanto implícito, sublinha a sua habilidade em equilibrar a figuração com a abstração. Em suas obras, explora frequentemente temas como mulheres sentadas, mulheres reclinadas, maternidade, família, homem e mulher, dança e crucificação. Embora as figuras em suas obras muitas vezes sejam quase completamente dissolvidas na abstração, há uma presença constante de referências figurativas percetíveis, indicando uma ligação inquebrável com a representação do humano.
Pablo Picasso
Maternidade
1909
Manuel Pereira da Silva
Maternidade
1955
Aguarela sobre cartolina
34 cm x 43 cm
Manuel Pereira da Silva
Maternidade
1994
Esferográfica sobre cartolina
25 cm x 50 cm
O termo "Cubismo" foi usado pela primeira vez pelo crítico de arte francês **Louis Vauxcelles em 1908, após ver uma pintura de Braque. Vauxcelles descreveu a obra como “cheia de pequenos cubos”, uma observação que rapidamente levou ao uso generalizado do termo, apesar da inicial resistência dos criadores.
O Cubismo evoluiu para o Cubismo Sintético por volta de 1912, que se caracteriza pela reintrodução da cor e pela simplificação das formas. Nesta fase, os artistas passaram a incorporar elementos de colagem e materiais diversos, substituem o volume e o espaço da pintura anterior por um vocabulário baseado na fragmentação e a simultaneidade das formas e criam uma nova dimensão do espaço antinaturalista e irracional rompendo ainda mais com as tradições pictóricas anteriores e enfatizando a autonomia da arte.
Durante o seu período neoclássico, Picasso explorou o tema da maternidade e à relação especial entre mãe e filho, criando obras que evocavam a solidez e a vitalidade de estátuas antigas. Essas pinturas são marcadas por uma paleta suave de cinzas e rosas e destacam a figura feminina como um símbolo de força e ligação com a terra. A maternidade mostra uma mulher vestida com um vestido branco clássico enquanto segura um bebê se contorcendo no colo. Ela está tão absorta com o filho que não sabe que os estamos observando. A sua interação é ao mesmo tempo animada e tranquila, evocando um lirismo terno e o espírito calmante da maternidade. O período neoclássico de Picasso durou até cerca de 1925, quando sua arte tomou ainda outra direção.
Manuel Pereira da Silva
Maternidade
1965
Gesso sobre estrutura de alumínio
53 cm x105 cm x 56 cm
Os Três Dançarinos foram pintados por Picasso em junho de 1925. A pintura mostra três dançarinos, o da direita quase não é visível. Ocorre uma dança macabra, com a dançarina da esquerda com a cabeça inclinada em um ângulo quase impossível. O dançarino da direita costuma ser interpretado como sendo Ramon Pichot, amigo de Picasso que morreu durante a pintura dos Três Dançarinos. O da esquerda é a esposa de Pichot, Germaine Gargallo, e o do centro é o namorado de Germaine, Carlos Casagemas, também amigo de Picasso. Casagemas suicidou-se depois de não conseguir disparar sobre Germaine, vinte e cinco anos antes da morte de Pichot, e a perda de dois dos seus melhores amigos estimulou Picasso a pintar esta representação arrepiante do triângulo amoroso.
Pablo Picasso
Os três dançarinos
1925
Manuel Pereira da Silva
Dança
1980
Óleo sobre tela
69 cm x 84 cm
Manuel Pereira da Silva
Dança
1959
Gesso sobre estrutura de alumínio
60 cm x 78 cm x 41 cm
Picasso pintou Os Três Dançarinos em Paris depois de uma viagem a Monte Carlo com sua esposa, a bailarina Olga Khokhlova. Nessa época, Picasso foi atraído pelo movimento surrealista de Andre Breton. Esta obra radical marca a entrada de Picasso no surrealismo e a descida às suas representações perturbadoras da forma feminina. No entanto, ele nunca foi um membro totalmente inscrito no movimento surrealista: sua resposta artística realista e sua individualidade nunca se submeteram verdadeiramente aos conceitos freudianos do movimento de supremacia do estado subconsciente. No entanto, os surrealistas emergentes do movimento dadaísta reivindicaram Picasso como seu, com a reprodução de Les Demoiselles d'Avignon (1907) no seu manifesto de 1925 para endossar a sua influência no seu trabalho. Os Três Dançarinos é semelhante a Les Demoiselles a'Avignon no seu impacto revolucionário - mas não são os elementos do primitivismo, mas o frenesim psicótico das mulheres que é perturbador.
Pablo Picasso
Dança
1929
Manuel Pereira da Silva
Dança
1956
Aguarela sobre cartolina
50 cm x 54 cm
Manuel Pereira da Silva
Dança
1979
Esferográfica sobre cartolina
40 cm x 58 cm
Manuel Pereira da Silva
Dança
1990
Aguarela sobre cartolina
27 cm x 33 cm
A relação de Picasso com o Surrealismo, embora não oficial, é evidente em obras como a Crucificação (1930), que continua a explorar a distorção das formas corporais e as caretas maníacas, combinadas com a estrutura piramidal das figuras, características que ecoam a angústia e o caos de suas experiências pessoais e artísticas.
Pablo Picasso
Crucificação
1930
Manuel Pereira da Silva
Crucificação
1955
Aguarela sobre cartolina
27 cm x 38 cm
Manuel Pereira da Silva
Crucificação
1979
Esferográfica sobre cartolina 50 cm x 65 cm
Assim, o Cubismo, desde suas origens com Picasso e Braque até suas evoluções e influências subsequentes, representa uma das transformações mais significativas na arte moderna, desafiando perceções tradicionais e abrindo caminho para novas formas de expressão e interpretação artística.