Uma das razões para unir estas diversas obras de arte é
celebrar a liberdade expressão e a beleza da intenção artística, que tenta, ao
nível simbólico, elaborar linguagens originais, exprimir a veracidade que
qualquer um pode sentir, mas não se aperceber. O poder da metáfora permite o
alargamento dos enquadramentos formais: mesmo a peça minimalista pode ser
barroca, se for concebida com uma intenção holística, como Round de Sharon Peterz. O objeto maciço levita, devido ao sistema
sofisticado de cabos de aço; de repente, a complexidade e a elegância da
solução desta suspensão dominam a sua carga conceptual, o absurdo dessa
perfeição entrega a obra ao barroco. A mulher bonita está gritando sem produzir
qualquer som, El Medo de Sandra Jaume,
exposta na sala cheia de sol, torna o ar sólido e faz as partículas parar na
expectativa do grito; a “obra total” domina o espaço, o barroco está presente.
Os livros artísticos de Maria X. Fernandez, definitivamente, refletem o
barroco: as páginas enroladas e dobradas de maneira elaborada, são intangíveis
para o leitor, seja qual for o conhecimento contido dentro, os livros seduzem
com o erotismo visual das suas formas e evocam um desejo nostálgico do barroco.
Este é um excerto do texto do catálogo da autoria de:
Madina Zingashina, curadora do projeto ART-MAP Braga
2017
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