O Pavilhão Municipal de Avintes Salvador Guedes, em homenagem
à família fundadora da Sogrape, empresa ligada aos vinhos sediada em Avintes,
Vila Nova de Gaia será inaugurado no sábado, 08/09/2018, na presença do
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que receberá uma escultura da
autoria de Henrique Moreira intitulada a "Mulher de Avintes".
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sábado, setembro 08, 2018
segunda-feira, setembro 03, 2018
quinta-feira, agosto 30, 2018
quarta-feira, agosto 29, 2018
domingo, agosto 26, 2018
sábado, agosto 25, 2018
sexta-feira, agosto 24, 2018
quinta-feira, agosto 23, 2018
terça-feira, agosto 21, 2018
Miguel Duarte, Diretor do Museu Nogueira da Silva / UM
A abertura do conceito ART-MAP (Moving Curatorial Project) a propostas diversificadas
permite-nos um conjunto de incomensurável de relações. Das formas ou disciplinas
artísticas, ao tema e ao motivo, da técnica ao suporte, da experiência do autor
à proposta de curadoria e organização do espaço expositivo, da intenção da
organização ao carácter dos apoios, da escolha dos espaços aos visitantes
fruidores é possível agrupar experiências e fenómenos cuja significação orienta
para um “pensar/ser barroco”. Neste caso, a génese do projeto persegue um
carácter dinâmico, de movimento e fluidez, que vai ao encontro do tema
escolhido para a edição. A estratégia de abordagem aos diversos espaços confere
um carácter narrativo espacial propondo uma imersão e uma vivência que colapsa
diferentes dimensões temporais, novas e antigas formas.
Porém, deve entender-se àquilo que efetivamente anima a
experiência. Isto é, a possibilidade de uma forma barroca de pensamento e desse
movimento resultarem obras que o ilustram. Nesse campo, tal como a primeira
abordagem intuitiva, ilustrar refere-se à apropriação formalista de um conjunto
de signos generalizados pelo consumo das obras de arte e pela sua
popularização. Com efeito, este conceito de ilustração é a materialização de
conhecimentos e saberes. Se alguns exemplos podem facilmente ser notados entre
as obras presentes, outros lhe escapam por vontade do artista em ignorar este
sentido de resposta ou de procurar uma construção racional sobre o tema. Assim,
tanto é possível encontrar referências visuais explicitas – a volumetria do
entalhado, o padrão azulejar, a tensão de um rosto, uma perspetiva infinita –
como outras menos imediatas no domínio da expressão das emoções idiossincráticas,
da perturbação do espírito do artista.
Este evento ART-MAP atua (muito dentro do espírito) como uma
provocação, construindo uma manifestação coletiva que nos permite, a partir de
hoje e apesar da proximidade, uma análise mais objetiva do fenómeno. O seu largo
espetro temático, embora menos útil para um estudo mais definido, amplia a
multiplicidade dos pontos de vista de acordo com a interação narrativa que se
consiga estabelecer com as obras. Neste sentido, fugindo sempre ao imediato e
mais normativo, conformador, deve procurar-se todos os trabalhos que não
possuam uma referência explicita ao passado. Ou seja, todos aqueles que por
força de uma expressão contemporânea, no espírito do tempo, remetem de maneira análoga
a um tipo, comum, coerente, constante. Um análogo que é uma qualidade, não
necessariamente formal e concreta, expressa pela atitude. Um tipo que apesar de
intersubjetivo é claramente animado pelas experiências de cada individuo.
Este é um excerto do texto do catálogo da autoria de:
Miguel Duarte, Diretor do Museu Nogueira da Silva / UM
Etiquetas:
Catálogo da ART-MAP Braga 2017,
Miguel Duarte
segunda-feira, agosto 20, 2018
As obras de arte selecionadas refletem o barroco
Uma das razões para unir estas diversas obras de arte é
celebrar a liberdade expressão e a beleza da intenção artística, que tenta, ao
nível simbólico, elaborar linguagens originais, exprimir a veracidade que
qualquer um pode sentir, mas não se aperceber. O poder da metáfora permite o
alargamento dos enquadramentos formais: mesmo a peça minimalista pode ser
barroca, se for concebida com uma intenção holística, como Round de Sharon Peterz. O objeto maciço levita, devido ao sistema
sofisticado de cabos de aço; de repente, a complexidade e a elegância da
solução desta suspensão dominam a sua carga conceptual, o absurdo dessa
perfeição entrega a obra ao barroco. A mulher bonita está gritando sem produzir
qualquer som, El Medo de Sandra Jaume,
exposta na sala cheia de sol, torna o ar sólido e faz as partículas parar na
expectativa do grito; a “obra total” domina o espaço, o barroco está presente.
Os livros artísticos de Maria X. Fernandez, definitivamente, refletem o
barroco: as páginas enroladas e dobradas de maneira elaborada, são intangíveis
para o leitor, seja qual for o conhecimento contido dentro, os livros seduzem
com o erotismo visual das suas formas e evocam um desejo nostálgico do barroco.
Este é um excerto do texto do catálogo da autoria de:
Madina Zingashina, curadora do projeto ART-MAP Braga
2017
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Bibliografia,
Catálogo da ART-MAP Braga 2017,
Madina Zingashina
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