sábado, setembro 08, 2018

P55 Leiloeira de Arte do Porto



Manuel Pereira da Silva
Pessoas, 1962
Óleo em papel
Dim 32,5cm x 50 cm

Marcelo Rebelo de Sousa



O Pavilhão Municipal de Avintes Salvador Guedes, em homenagem à família fundadora da Sogrape, empresa ligada aos vinhos sediada em Avintes, Vila Nova de Gaia será inaugurado no sábado, 08/09/2018, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que receberá uma escultura da autoria de Henrique Moreira intitulada a "Mulher de Avintes".

segunda-feira, setembro 03, 2018

P55 Leiloeira de arte


Manuel Pereira da Silva 
Sem título, 1992 
Guache em papel
Dim 19,5 x 27 cm

quinta-feira, agosto 30, 2018

P55 Leiloeira


Manuel Pereira da Silva
Sem Título, 1962
Caneta de feltro em papel
Dim 33 x 22,5 cm

quarta-feira, agosto 29, 2018

P55 – Second Hand Luxury


Manuel Pereira da Silva
Pessoas, 1984
Óleo sobre tela
Dim 85 x 115 cm

domingo, agosto 26, 2018

sábado, agosto 25, 2018

Galerias da Vandoma – Leiloeira de Arte


Manuel Pereira da Silva
Homem e Mulher, 1993
Óleo sobre tela
83cm x 59cm

sexta-feira, agosto 24, 2018

Galerias da Vandoma



Manuel Pereira da Silva
Mulher, 1997 
Gesso em estrutura de alumínio
35cmx60cmx37cm

quinta-feira, agosto 23, 2018

Galeria da Vandoma - Comércio de Antiguidades e Leilões no Porto


Manuel Pereira da Silva
Mulher, 1995
Gesso em estrutura de alumínio
54cm x 68cm x 41cm

terça-feira, agosto 21, 2018

Miguel Duarte, Diretor do Museu Nogueira da Silva / UM


A abertura do conceito ART-MAP (Moving Curatorial Project) a propostas diversificadas permite-nos um conjunto de incomensurável de relações. Das formas ou disciplinas artísticas, ao tema e ao motivo, da técnica ao suporte, da experiência do autor à proposta de curadoria e organização do espaço expositivo, da intenção da organização ao carácter dos apoios, da escolha dos espaços aos visitantes fruidores é possível agrupar experiências e fenómenos cuja significação orienta para um “pensar/ser barroco”. Neste caso, a génese do projeto persegue um carácter dinâmico, de movimento e fluidez, que vai ao encontro do tema escolhido para a edição. A estratégia de abordagem aos diversos espaços confere um carácter narrativo espacial propondo uma imersão e uma vivência que colapsa diferentes dimensões temporais, novas e antigas formas.  

Porém, deve entender-se àquilo que efetivamente anima a experiência. Isto é, a possibilidade de uma forma barroca de pensamento e desse movimento resultarem obras que o ilustram. Nesse campo, tal como a primeira abordagem intuitiva, ilustrar refere-se à apropriação formalista de um conjunto de signos generalizados pelo consumo das obras de arte e pela sua popularização. Com efeito, este conceito de ilustração é a materialização de conhecimentos e saberes. Se alguns exemplos podem facilmente ser notados entre as obras presentes, outros lhe escapam por vontade do artista em ignorar este sentido de resposta ou de procurar uma construção racional sobre o tema. Assim, tanto é possível encontrar referências visuais explicitas – a volumetria do entalhado, o padrão azulejar, a tensão de um rosto, uma perspetiva infinita – como outras menos imediatas no domínio da expressão das emoções idiossincráticas, da perturbação do espírito do artista.

Este evento ART-MAP atua (muito dentro do espírito) como uma provocação, construindo uma manifestação coletiva que nos permite, a partir de hoje e apesar da proximidade, uma análise mais objetiva do fenómeno. O seu largo espetro temático, embora menos útil para um estudo mais definido, amplia a multiplicidade dos pontos de vista de acordo com a interação narrativa que se consiga estabelecer com as obras. Neste sentido, fugindo sempre ao imediato e mais normativo, conformador, deve procurar-se todos os trabalhos que não possuam uma referência explicita ao passado. Ou seja, todos aqueles que por força de uma expressão contemporânea, no espírito do tempo, remetem de maneira análoga a um tipo, comum, coerente, constante. Um análogo que é uma qualidade, não necessariamente formal e concreta, expressa pela atitude. Um tipo que apesar de intersubjetivo é claramente animado pelas experiências de cada individuo.

Este é um excerto do texto do catálogo da autoria de:
Miguel Duarte, Diretor do Museu Nogueira da Silva / UM