segunda-feira, agosto 05, 2019

Quando a escultura procurou ser apenas escultura


Esculturas de Arlindo Rocha
Quando a escultura procurou ser apenas escultura
Ana Luísa Oliveira
MESTRADO EM ESCULTURA PÚBLICA
Dissertação orientada pelo Professor Doutor José Carlos Pereira
2011
UNIVERSIDADE DE LISBOA
FACULDADE DE BELAS-ARTES

Arlindo Gonçalves da Rocha, escultor portuense, foi, juntamente com Fernando Fernandes e Manuel Pereira da Silva, um dos pioneiros da escultura abstrata em Portugal. Uma viagem de estudo, em 2008, foi o ponto de partida da investigação em torno da obra de Arlindo Rocha, artista que revelou num grande espólio artístico, rico e diversificado em materiais, meios e estilos, levantando, por isso, algumas questões iniciais, nomeadamente a presença de duas linguagens artísticas distintas, uma fundada em valores neofigurativos, e outra, mais sólida e inovadora para o seu tempo, inaugural de uma linguagem neoplástica na escultura portuguesa. Para uma melhor compreensão desta questão, esta dissertação inicia uma tentativa de perceção das coordenadas artísticas e do tempo em que o escultor viveu. Ao compreender a sua época poderemos entender a razão da forma tímida como surgiram as primeiras experiências de uma arte abstratizante, que se pretendia moderna e abstrata, mas que permanecia neofigurativa. Como tal, este trabalho procurará ainda fazer a análise de algumas esculturas de Arlindo Rocha, onde reconhecemos um marco inaugural, sobretudo na exploração de novas linguagens plásticas, que nos auxiliam na compreensão da obra global deste escultor.

terça-feira, julho 30, 2019

Cabral Moncada – Leiloeira de arte



Leilão 1147/Lote 373
MANUEL PEREIRA DA SILVA - 1920-2003
RELÓGIO
grupo escultórico em bronze
mostrador em cobre
Dim. - 68 x 93 cm

Esta peça fazia parte da decoração do antigo Café Palladium na Av. da Liberdade. A decoração e arquitetura de interiores do café são do arquiteto Raul Tojal e algumas peças em bronze, bem como os painéis das paredes foram desenhados e esculpidos pelo escultor/desenhador Manuel Pereira da Silva.

sábado, julho 27, 2019

P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13533



P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13533
Manuel Pereira da Silva (1920-2003)
Aguarela sobre cartolina.            
Assinado e datado de 1961.
Dim.: 43x61cm.

P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13532



P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13532  
Manuel Pereira da Silva (1920-2003)
Aguarela sobre cartolina.            
Assinado e datado de 1955.
Dim.: 34x43cm.

P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13536



P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13536  
Manuel Pereira da Silva (1920-2003)
Gesso sobre estrutura de alumínio.        
Assinado e datado de 1962.
Dim.: 58x83x35cm.

P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13535



P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13535  
Manuel Pereira da Silva (1920-2003)
Gesso.
Assinado e datado de 1952.
Dim.: 31x32x55cm.

P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13531



P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13531
Manuel Pereira da Silva (1920-2003)
Guache e Carvão sobre cartolina.            
Assinado e datado de 1957.
Dim.: 40x53cm.

P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13530



P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13530
Manuel Pereira da Silva (1920-2003)
Aguarela sobre cartolina.
Maquete da Capa de A Selva     
Assinado e datado de 1960.
Dim.: 25x41cm.

P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13529



P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13529
Manuel Pereira da Silva (1920-2003)
Tinta da China sobre papel.
Assinado e datado de 1960.
Dim.: 20x22cm.

P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13528


P55 Leiloeira de arte - Ref: 2018.13528
Manuel Pereira da Silva (1920-2003)
Esferográfica sobre cartolina. 
Assinado e datado de 1978.
Dim.: 30x43cm.